CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

terça-feira, 6 de março de 2012

GLICIDIOS E LIPIDIOS

O que são lipídios

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

Funções dos lipídios

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:

- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Principais fontes de lipídios (alimentos):

- Margarinas
- Milho
- Aveia
- Soja
- Gergilim
- Cevada
- Trigo integral
- Centeio
- Óleo de canola
- Óleo de soja
- Óleo de peixes

CARBOIDRATOS OU GLICÍDIOS

Eles fornecem a maior parte da energia necessária para as atividades do corpo humano como pensar, caminhar, executar trabalhos e exercícios físicos. Compõem uma fonte de calorias derivadas de amidos e açúcares que abastecem nossos músculos e cérebro. Devemos consumir sessenta por cento das calorias totais diárias em carboidratos encontrados em frutas, legumes, pães e grãos.

A deficiência no consumo de carboidratos pode causar queima de gorduras e proteínas, desequilibrando o organismo e seu excesso leva a obesidade.


LIPÍDIOS

Constituem a principal forma de armazenamento de energia no corpo e nos alimentos.

São parte de todas as células e transportam algumas vitaminas no sangue. Cada grama de lipídio fornece nove calorias. Os lipídios, quando ingeridos em excesso, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, derrames e câncer e podem levar à obesidade e ao diabetes. Suas fontes podem ser de origem animal (manteiga, carnes, leite, etc.) que tendem a ser saturadas e prejudiciais, ou de origem vegetal (óleo de oliva, milho ou canola), que são, geralmente, insaturadas e mais saudáveis.

Deve-se limitar sua ingestão em aproximadamente vinte e cinco por cento das calorias totais. Sua carência pode causar dificuldade de metabolização das vitaminas A, D, E e K e o seu consumo excessivo pode causar obesidade e problemas cardiovasculares.

Os glicídios são associados aos açúcares e os lipídios, às gorduras. Estes dois tipos de nutrientes são importantes fornecedores de energia para os seres humanos. Leite, queijo e ovos, por exemplo, têm funções relacionadas à reserva de gordura. Quais alimentos fornecem glicídios e lipídios?

2 comentários: