CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VACÚOLOS


Os vacúolos
Os vacúolos das células vegetais são interpretados com regiões expandidas do retículo endoplasmático. Em células vegetais jovens observam-se algumas dessas regiões, formando pequenos vacúolos isolados um do outro. Mas, à medida que a célula atinge a fase adulta, esses pequenos vacúolos se fundem, formando-se um único, grande e central, com ramificações que lembram sua origem reticular. A expansão do vacúolo leva o restante do citoplasma a ficar comprimido e restrito à porção periférica da célula. Além disso, a função do vacúolo é regular as trocas de água que ocorrem na osmose.
Em protozoários de água doce existem vacúolos pulsáteis (também chamados contráteis), que exercem o papel de reguladores osmóticos. O ingresso constante de água, do meio para o interior da célula, coloca em risco a integridade celular. A remoção contínua dessa água mantém constante a concentração dos líquidos celulares e evita riscos de rompimento da célula. É um trabalho que consome energia.



 Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas de diferentes tamanhos, revestidos por membrana e formados a partir doComplexo de Golgi ou do Retículo Endoplasmático.
De acordo com a função e do tipo de organismo, podem existir três tipos de vacúolos: vacúolos contráteis ou pulsáteis,vacúolos de suco celular e vacúolos digestivos.
Os vacúolos contráteis ou pulsáteis estão presentes nos protozoários  de água doce e são responsáveis pelo equilíbrio osmótico ao eliminarem o excesso de água nas células. Como estes protozoários são hipertônicos com relação ao meio que habitam, suas células absorvem água por osmose. Essa água é encaminhada para o vacúolo contrátil, que se contrai e bombeia o excesso de água para o exterior. Em algumas espécies, este tipo de vacúolo atua também como auxílio na excreção ou na locomoção.
Os protozoários marinhos não sofrem com o problema osmótico, no entanto, apresentam vacúolo: juntamente com a água são eliminadas substâncias tóxicas ou excretas.
Os vacúolos de suco celular  são delimitados por uma membrana lipoprotéica denominada tonoplasto e são exclusivosdas células de algumas algas  e das plantas. Nas células jovens das plantas são pequenos e numerosos, à medida que a célula se desenvolve e cresce, eles se fundem resultando em um grande, único e bem desenvolvido vacúolo.
Dependendo da espécie, este tipo de vacúolo armazena diferentes substâncias: proteínas  (proteoplastos – plastos dereserva protéica em sementes), carboidratos (aminoplastos – plastos de reserva nutritiva nas raízes), antocianinas (pigmentos que dão cor às flores) e toxinas (tanino e nicotina), substâncias de defesa contra predadores.
Os vacúolos digestivos são típicos de células fagocitárias e atuam em associação às enzimas lisossômicas formando outros vacúolos derivados deste processo: vacúolos primários e secundários, ou ainda chamados de vacúolos digestivos e residuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário