CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CENTRÍOLO


Os centríolos são organelas citoplasmáticas comuns nas células eucariontes. Eles ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendiculares um ao outro.

Essas estruturas possuem organização bem simples, porém indispensáveis ao funcionamento de uma célula, sendo formadas por um conjunto de microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) em arranjo padrão: nove grupos, cada um contendo três microtúbulos interligados por proteínas denominadas dineínas.

Entre as funções desempenhadas, destacam-se:

• Constituição do fuso aromático durante o mecanismo de divisão por mitose e meiose, deslocando-se cada um para extremos opostos da célula, emitindo projeções em formação de feixes filamentosos que se unem à região do centrômero dos cromossomos, que, proporcionalmente, realizam a separação dos cromossomos homólogos ou das cromátides irmãs.

• Formação dos cílios e flagelos, responsáveis por inúmeras atividades, dependendo do tipo de organismo (unicelular ou multicelular), tais como:

- Alga ou protozoário, nos quais os centríolos desenvolvem pequeninos cílios ou flagelos, propiciando, além da locomoção, a absorção de partículas.

- Ou também presentes em algumas células especializadas do corpo humano: no revestimento interno da traqueia (tecido epitelial pseudo estratificado cilíndrico ciliado), removendo impurezas do sistema respiratório; integração de cílios na superfície das células da tuba uterina (transportando o óvulo até o útero); e compondo o flagelo dos gametas masculinos (os espermatozoides).

Como os cílios e os flagelos estão geralmente associados ao mecanismo de locomoção, necessitam de eficácia para gerar propulsão e deslocamento. Em consequência, a estruturação dos microtúbulos situados na base dos centríolos (chamada de corpúsculo basal) possui uma diferenciação. O arranjo, tanto dos cílios quanto dos flagelos, requer um par de microtúbulos centrais, aumentando a resistência do anexo locomotor.

O centríolo Estrutura O centríolo é um organóide que aparece perto do núcleo, no centro de uma região chamada centrosfera.O microscópio eletrônico mostra que cada centríolo é um cilindro, cuja parede é constituída de 27 microtúbulos dispostos em 9 feixes, cada um dos quais com 3 microtúbulos paralelos. Cada célula apresenta 2 centríolos perpendiculares um ao outro. Ocorrência Os centríolos ocorrem em células animais, algas e fungos, não sendo encontrados nas células vegetais superiores. Composição Química Na constituição química dos centríolos aparecem: água, proteínas, carboidratos, lipídios, DNA e RNA. Biogênese Os novos centríolos são produzidos sempre a partir de centríolos preexistentes. Funções Durante a mitose, os centríolos duplicam-se e orientam a formação do fuso mitótico, estrutura responsável pela distribuição dos cromossomos entre as células-filhas. Também atuam na formação dos corpúsculos basais de cílios e flagelos. · Cílios e flagelos – São projeções filimormes, que agem na movimentação de células. Os cílios são curtos e numerosos, enquanto os flagelos são longos e em nu número reduzido. Cílios e flagelos possuem a mesma estrutura, onde aparecem 9 pares de microtubulos dispostos em circulo ao redor de um par central; tais túbulos são envolvidos por um prolongamento da membrana plasmática. Cílios e flagelos inserem-se em estruturas denominadas corpúsculos basais, formações semelhantes aos centríolos. Cílios e flagelos determinam a motilidade de espermatozóides, bactérias, algas e protosoários. Epitélios ciliados promovem a movimentação de partículas, como é o caso das vias respiratórias.O estudo da fisiologia animal evidencia um grande número de exemplos de estruturas ciliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário