CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

sábado, 12 de março de 2011

Resumo de divisão celular

Células haplóides e diplóides

células haplóides são células com 23 cromossomos, ou seja células "n", um exemplo são as células sexuais, espermatozóide, óvulo..

células diplóides tem 46 cromossomos, são as células "2n", pois contem a informação genética duplicada, ex: células somáticas.

A divisão das células

A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, além de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose. A mitose é uma etapa do ciclo celular. Já a meiose, nos animais, é responsável pela produção de gametas.
MEIOSE

A meiose é o processo de divisão celular que ocorre nos órgãos reprodutores masculinos e femininos de plantas e de animais, e que leva a formação de esporos e gametas.

A meiose é de muita importância para a evolução, pois é durante este processo que ocorre a recombinação genética, ou seja, ocorre troca de partes dos cromossomos, aumentando assim a variabilidade genética dos gametas formados.
MITOSE

A mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas (células não sexuais) onde são produzidas inúmeras células a partir de uma só célula genitora.

Este tipo de divisão, entretanto, pode ocorrer também em células germinativas (aquelas que levam a formação dos gametas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário