CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE

Química usada na agricultura


Na agricultura a poluição é grande, pois muitos reagentes químicos são utilizados, e alem de poluir a água também poluem o ar que respiramos.

Quando uma plantação é contaminada por alguma praga, o produtor é obrigado a usar produtos químicos, chamados de agrotóxicos, que poluem muito o meio ambiente. Mas se o produtor não usar os reagentes químicos, comeremos alimentos contaminados, que podem trazer riscos a saúde.

Mas tem o seu lado bom, alguns incineradores não queimam produtos químicos e largam no ar, utilizam este resíduo para a fabricação de fertilizantes, e além de que em alguns processos de eliminação de resíduos é possível gerar energia, aproveitando também para gerar vapor e produzir eletricidade. Além de permitir a redução de lixo, colabora para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, economizando água e energia na produção de matérias.

As frutas por mais incrível que pareça também possuem química, a 'química' dessas frutas pode até matar uma pessoa. Isso é real, muitas frutas, às vezes, possuem grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos 'pesados', mas isso é, geralmente, necessário para que as frutas de clima frio se adaptem ao nosso clima tropical.

Os produtos químicos podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. O agricultor brasileiro ainda chama o agrotóxico de remédio das plantas e não conhece o perigo que ele representa para a sua saúde e o meio ambiente.
Veja no gráfico a seguir que a agricultura é muito boa para todos nós mas que também polui muito o meio ambiente.




A química nos remédios

O homem produz muitos remédios, que liberam grandes quantidades de calor que polui muito o meio ambiente. Segundo especialistas, os remédios possuem componentes químicos fortes que, se não forem tratados, retornam por meio dos, rios e solos.
O ar assim como a água também é poluído, pois os remédios são fabricados e resíduos são jogados no ar e também na água , além de que os resíduos presentes na água nem sempre são totalmente removidos pelas estações de tratamento de água ou esgoto.
A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em todos os remédios que utilizamos.
Tudo que é feito em indústria farmacêutica é química. Na sua grande maioria
química orgânica.

Alimentos com corantes

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais. Conservantes, acidulantes, corantes, estabilizantes toda comida (incluindo as bebidas) industrializadas tem química, quer no preparo, quer na conservação. Químicas como conservantes, estabilizantes e corantes polui o meio ambiente, pois todos os resíduos que são utilizados para a produção desses alimentos são jogados nos mares e também no ar.

Cosméticos, agora sem química

O setor de cosméticos é um dos que mais crescem no Brasil, e já mostra grande interesse das mulheres de todo o mundo.

A procura crescente por produtos naturais é grande, as pessoas estão vendo um mercado mais receptivo a produtos que tenham uma responsabilidade ambiental. Foram lançados então os chamados cosméticos orgânicos; que já haviam sido lançados com uma boa aceitação anteriormente em países europeus.

Produtos orgânicos são aqueles que são feitos sem nenhum tipo de química, são produtos reaproveitados, que são como, por exemplo, cosméticos. A expansão desse tipo de mercado prova que é possível crescer economicamente e mesmo assim contribuir para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Além de não causar danos ao meio-ambiente, os cosméticos orgânicos são mais suaves e evitam alergias, já que não usam nenhum tipo de química.

Química nas roupas polui o meio ambiente?

Os agentes químicos dos tecidos convencionais poluem o ar e a água e ainda deixam resíduos que podem causar irritação, quando a roupa entra em contato com a pele. Em nossas roupas, há muita química que polui muito o meio ambiente, pois soltam muitos restos químicos no ar.

E para confeccionar uma camiseta, utilizam-se, em média, muitas, mas muitas, qramas de agrotóxicos, e que a maioria dos resíduos produzidos são despejada em rios. O processo de fabricação de apenas uma calça jeans consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para viver durante um ano.

Para que sua camiseta de algodão seja realmente sustentável, ela deve ser feita com algodão orgânico, para produzi-lo é necessário evitar o seu contato com produtos químicos e sustâncias tóxicas.

Como em muitas outras atividades, a fabricação de produtos químicos agride o meio ambiente como a fabricação de cosméticos, alimentos, remédios, etc. Percebemos que é os vários produtos químicos que poluem os rios, lagos, o ar, o solo, etc. Porém sem eles não teríamos nada.

Mas também tem o seu lado bom, quase todos os tecidos são recicláveis, e a indústria que faz essa reciclagem é capaz de reaproveitar mais de 90% das roupas descartadas. Isso é feito sem gerar produtos prejudiciais ao meio ambiente.

Então concluímos que a química na indústria têxtil entra em praticamente todos os setores, desde a fiação, até no acabamento com a texturização, o tingimento, técnicas de lavagem, etc.

Material bélico- armas químicas

Guerra química é um tipo de guerra não aprovado, baseada no uso de propriedades tóxicas de substâncias químicas para fins de destruição em massa.

As armas químicas diferem de armas convencionais ou nucleares porque seus efeitos destrutivos não são decorrentes da força explosiva. A categoria de armas químicas pode incluir, além das armas químicas propriamente ditas, também aquelas que utilizam venenos de origem biológica. De todo modo, o uso ofensivo de organismos vivos é em geral considerado como guerra biológica, para efeito dos acordos internacionais sobre armamentos.

Armas químicas são baseadas na toxicidade de substâncias químicas, capazes de matar ou causar danos a pessoas e ao meio ambiente - tais como o gás mostarda, o cloro, o ácido cianídrico, o gás sarim, o agente laranja ou o Napalm. Têm sido utilizadas tanto para reprimir manifestações civis - como é o caso do gás lacrimogêneo - quanto em grandes conflitos.

Engenharia Química

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.
Engenheiros Químicos projetam, constroem e operam plantas industriais.Engenharia Química é a profissão que dedica-se à criação, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos processos e dos seus produtos. Neste processo inclui-se a análise econômica, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios.
Embora a engenharia química tenha sido concedida inicialmente na Inglaterra, seu desenvolvimento principal foi nos Estados Unidos, primeiramente pelo petróleo e indústrias químicas pesadas, e depois pela indústria petroquímica, com a produção de plásticos, borracha sintética e fibras sintéticas a partir do petróleo e do gás-natural.
No início do século passado, a engenharia química desenvolveu os processos físicos de separação tais como, absorção e extração, nos quais foram combinados os princípios de transferência de massa e transferência de calor com a finalidade de projetar equipamentos.
Os projetos de engenharia química são baseados em três leis fundamentais: conservação de massa, conservação de energia e conservação de quantidade de movimento. A Transferência de massa e a Transferência de calor entre os processos são determinados através da aplicação das leis fundamentais da Física.
Química dos alimentos

A química na alimentação O uso do sal, do açúcar e das especiarias, (cravo, canela e etc.) traduzem a preocupação do ser humano em acentuar o sabor, odor, cor ou consistência dos alimentos, mas só a partir do século 19, com o desenvolvimento da química que surgiram as substâncias destinadas a conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, sem prejudicar o valor nutritivo.

A produção industrial de alimentos faz uso de centenas de produtos químicos naturais e sintéticos. A produção total de morangos por exemplo é insuficiente para atender a metade da produção de alimentos com sabor de morango. Observando rótulos de alimentos comprados nos supermercados, se verifica que um único produto contém 6 ou mais produtos químicos

2 comentários: