CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pontos positivos e negativos do Pré-sal

Muito se fala sobre o pré-sal e suas vantagens após a exploração nas águas profundas do território brasileiro. Fala-se também no salto econômico que o páis dará com essa riqueza que vem do fundo do mar - com o pré-sal, por exemplo, o Brasil pode se tornar um país exportador de petróleo, e o dinheiro advindo dessa riqueza pode ser investido e direcionado para a Educação, a Saúde, etc. A própria Petrobras se prepara, este mês, para a maior oferta pública de ações de sua história. A intenção é canalizar verbas para a exploração desse 'maná'.
pre-sal-futuro

Recentemente, o presidente Lula criou junto com o Congresso Nacional, a Pré-sal Petróleo S/A (PPSA), a empresa estatal que vai administrar os recursos do pré-sal. E a Petrobras informou tambem que, a quantidade de petróleo a ser extraída do fundo do mar, não tem números definidos em quantidade. É abundante. 


Porém, com toda a discussão sobre esse megaprojeto, você deve estar se perguntando: Mas afinal, quais são os pontos positivos e negativos do pré-sal para o Brasil? E como isso afetará o nosso futuro? Veja abaixo uma lista com as respostas fornecidas por especialistas no Brasil e no mundo sobre o assunto. Esta compilação que eu fiz é fonte do Blog Petrobras



lula-descoberta-pre-sal

Pontos positivos do Pré-Sal (prováveis): 

1 - Para administrar a riqueza do pré-sal o governo criou uma nova empresa separada da Petrobrás: a PPSA, que vai cuidar da administração, da exploração e vai também gerenciar o fundo que vai receber os lucros da exploração do pré-sal.

2 - As riquezas geradas devem melhorar e construir obras de infraestrutura em todo o país tais como estradas, ferrovias, portos, aeroportos e também para construir escolas e hospitais.


3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for bem utilizado, ele pode trazer as seguintes vantagens:


- O Brasil vai ter dinheiro suficiente para investir na infraestrutura e realizar grandes obras como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, sem precisar emprestar dinheiro no exterior. 

- Como o Brasil vai ter mais petróleo com a descoberta do pré sal, o preço da gasolina deve cair. 
- Como ainda não existe tecnologia para explorar petróleo tão fundo, o Brasil vai ter que evoluir muito sua ciência para fazer esta exploração.
- Devem ser gerados tambem mais de 500.000 empregos em indústrias ligadas ao petróleo e a exploração do pré sal, muitas empresas vão crescer junto com a Petrobrás (que deve dobrar de tamanho).
- O petróleo um dia vai acabar, e se a Petrobrás, usar parte do dinheiro ganho no pré sal para desenvolver novas energias renováveis (que não acabam), vai ser tornar uma das maiores empresas do mundo. 
- O dinheiro ganho no pré sal pode ser usado para revolucionar a Educação e a Saúde no Brasil. 

Pontos negativos do Pré-Sal (prováveis): 

1 - Com a descoberta desta enorme massa de petróleo do pré sal, foi descoberta junto uma enorme massa de CO2 para ser jogada na atmosfera, através de toda a gasolina que vai ser produzida.

2 - Outro aspecto que pode ocorrer é que um vazamento nas plataformas de petróleo, pode causar um desastre gigantesco, já que é muito dificil conter óleo vazando no meio do mar (embora aqui, não precise se preocupar muito, pois a tecnologia utilizada hoje em dia já garante quase 100% de segurança nas operações, e também porque parte do dinheiro ganho vai ser investido na descoberta de energias não poluentes, compensando o estrago inicial).


3 - Se o dinheiro ganho no pré sal for mau utilizado pode acontecer o seguinte:


- O governo pode criar milhares de empregos de cabide (improdutivos), estes empregos seriam apenas ilusão, pois iriam acabar junto com o fim do petróleo. 

- Se o dinheiro do pré sal não for bem controlado e auditorado, pode ser desviado para o bolso de políticos e enriquecer líderes corruptos. 
- O dinheiro pode ser gasto em obras inúteis.
- Se parte desse dinheiro não for investido em infraestrutura, algumas cidades podem se tornar dependentes do petróleo para sobreviver e podem entrar em colapso quando o petróleo acabar (deve acabar em uns 20-30 anos). 

Discussão

Muito tem se discutido sobre o pré-sal, porem, até agora nada se falou sobre seus impactos ambientais. Este deve ser outro assunto na pauta do governo. De acordo com cálculos de ambientalistas, se o Brasil usar todas as reservas estimadas do pré-sal, vai emitir ao longo dos próximos 40 anos, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano só com refino, abastecimento e queima de petróleo. Isso quer dizer que, ainda que o desmatamento da Amazônia, principal causa das emissões brasileiras, seja zerado nos próximos anos, tudo indica que as emissões decorrentes do pré-sal manterão o Brasil entre os três maiores emissores de CO2 do mundo.

Finalizando: O petróleo do pré sal pode ser bom ou ruim para o Brasil dependendo de como for usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário