CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010


O Reino Animalia abrange todos os animais, por possuírem características comuns: organismos eucariontes multicelulares heterótrofos, além de obter seus alimentos do meio onde vivem, por ingestão. Porém é possível encontrar algumas exceções entre os animais devido a fatores como a adaptação, como por exemplo, os endoparasitas que perderam a capacidade de ingerir alimentos e os obtêm por absorção direta dos líquidos do corpo do hospedeiro. O ramo da Biologia que estuda os animais é a Zoologia (zoo = animal; logia = estudo).
Se comparado com outros reinos de seres vivos, a variedade do Reino Animal é muito grande. São aproximadamente 35 os filos animais.
Os animais podem ser provenientes de colônias de protistas flagelados, semelhante às células flageladas encontradas nos animais com estrutura mais simples, as esponjas. Posteriormente, teria aparecido o fenômeno da gastrulação, que possibilitou a diferenciação dos tecidos e do sistema digestório, condições estas que não existiam nas esponjas.Geralmente, os animais possuem locomoção, órgãos dos sentidos e sistema nervoso, o que auxilia a localização do alimento e a coordenação dos movimentos.Os animais podem se dividir em dois grandes grupos: o dos invertebrados, que não possuem vértebras, e o dos vertebrados, que as possuem.Os animais diblásticos aparecem primeiramente, estes são representados pelos cnidários (medusas e corais). Os triblásticos, que constituem todos os outros animais apareceram depois.Grande parte dos animais apresenta simetria bilateral (corpo dividido em duas metades simétricas), o que propicia o equilíbrio e diminui a resistência do ar ao movimento.Os animais com simetria radial (corpo dividido em vários planos de simetria) são chamados radiados, e são representados pelos cnidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário