CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Termoquímica

Ligações Químicas

Ligação Covalente quimica igaratinga

LIGAÇÕES QUÍMICAS

Ligaçoes químicas .

Uma ligação química é aquela que ocorre pela atraçãoelétrica de íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).Demodo geral, esses íons são formados quando se encontram juntos átomos de metais e ametais.
Metais:elementos muito eletropositivos. Normalmente possuem de 1 a 3 elétrons nacamada de valência. Tendência a perder elétrons e a formar cátions.
Ametais:elementos muitos eletronegativos. Normalmente possuem de 5 a 7 elétrons nacamada de valência. Tendência a ganhar elétrons e a formar ânions.Oarranjo cristalino e o íon-fórmula num composto iônico temos um número muito grande e indeterminado de cátions e ânions agrupados alternadamente, segundo uma forma geométrica defina que chamamos de arranjo cristalino. Por exemplo: num arranjo cristalino formado por Na+ e Cl- , é observadoque cada íon de Na+ é cercado por 6 íons de Cl-.
Hidrogênio
O hidrogênio (z=1) também faz ligações químicas com metais. Para completar sua camada de valência, que é a primeira, o hidrogênio precisa ganhar 1 elétron, formando o ânion H- .Como os metais perdem elétrons para adquirir estabilidade, formarão compostos iônicos com o hidrogênio.
Exemplo: Composto iônico de magnésio e hidrogênio.
Mg=perde 2 elétronsH =perde 1 elétron
Portanto o Mg faz ligações com dois íons hidrogênio formando MgH2.
Ligações Covalentes:É ocompartilhamento de pares de elétrons desemparelhados.Quando dois átomos precisam ganhar elétrons para adquirir à configuração eletrônica de um gás nobre (adquirir estabilidade), eles compartilham seus elétrons mais externos, de modo que um átomo possa utilizar os elétrons do outro. A ligação covalente comum baseia-se num compartilhamento de 1 ou mais pares de elétrons, feito entre dois átomos, para que ambos adquiram estabilidade, sendo que o par de elétrons compartilhado é formado por 1 elétron desemparelhado de cada átomo envolvido. Existem outros tipos de ligações covalentes, a sigma, pi.

TERMOQUÍMICA

A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.

A Entalpia calcula o calor de um sistema, é a forma mais usada de expressar o conteúdo calorífico de um componente em uma reação química. A variação da Entalpia está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação.

Reações exotérmicas e endotérmicas
As reações que liberam calor para o ambiente externo são denominadas reações exotérmicas. Já as reações que absorvem calor do meio externo são as reações endotérmicas.
Exemplos:
A cocção de alimentos. Um alimento que está sendo cozido sobre o fogo está passando por uma reação endotérmica.
A reação de combustão que perde calor para o ambiente externo, é um exemplo de reação exotérmica.

ENTALPIA E VARIAÇÃO DE ENTALPIA

O calor, como sabemos, é uma forma de energia e, segundo a Lei da Conservação da Energia, ela não pode ser criada e nem destruída, pode apenas ser transformada de uma forma para outra. Em vista disso, somos levados a concluir que a energia:

liberada por uma reação química não foi criada, ela já existia antes, armazenada nos reagentes, sob uma outra forma;

absorvida por uma reação química não se perdeu, ela permanece no sistema, armazenada nos produtos, sob uma outra forma.

Cada substância, portanto, armazena um certo conteúdo de calor, que será alterado quando a substância sofrer uma transformação. A liberação de calor pela reação exotérmica significa que o conteúdo total de calor dos produtos á menor que o dos reagentes. Inversamente, a absorção de calor por uma reação endotérmica significa que o conteúdo total de calor armazenado nos produtos é maior que o dos reagentes.

A energia armazenada nas substâncias (reagentes ou produtos) dá-se o nome de conteúdo de calor ou entalpia. Esta é usualmente representada pela letra H.

Numa reação, a diferença entre as entalpias dos produtos e dos reagentes corresponde à variação de entalpia, .

onde:

Hp = entalpia dos produtos;

Hr = entalpia dos reagentes.

Numa reação exotérmica temos que Hp < Hr e, portanto, < O (negativo).

Numa reação endotérmica temos que Hp > Hr e, portanto, > O (positivo).