CIÊNCIA E VIDA!!

CIÊNCIA E VIDA!!

sexta-feira, 25 de março de 2011

A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE

Química usada na agricultura


Na agricultura a poluição é grande, pois muitos reagentes químicos são utilizados, e alem de poluir a água também poluem o ar que respiramos.

Quando uma plantação é contaminada por alguma praga, o produtor é obrigado a usar produtos químicos, chamados de agrotóxicos, que poluem muito o meio ambiente. Mas se o produtor não usar os reagentes químicos, comeremos alimentos contaminados, que podem trazer riscos a saúde.

Mas tem o seu lado bom, alguns incineradores não queimam produtos químicos e largam no ar, utilizam este resíduo para a fabricação de fertilizantes, e além de que em alguns processos de eliminação de resíduos é possível gerar energia, aproveitando também para gerar vapor e produzir eletricidade. Além de permitir a redução de lixo, colabora para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, economizando água e energia na produção de matérias.

As frutas por mais incrível que pareça também possuem química, a 'química' dessas frutas pode até matar uma pessoa. Isso é real, muitas frutas, às vezes, possuem grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos 'pesados', mas isso é, geralmente, necessário para que as frutas de clima frio se adaptem ao nosso clima tropical.

Os produtos químicos podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. O agricultor brasileiro ainda chama o agrotóxico de remédio das plantas e não conhece o perigo que ele representa para a sua saúde e o meio ambiente.
Veja no gráfico a seguir que a agricultura é muito boa para todos nós mas que também polui muito o meio ambiente.




A química nos remédios

O homem produz muitos remédios, que liberam grandes quantidades de calor que polui muito o meio ambiente. Segundo especialistas, os remédios possuem componentes químicos fortes que, se não forem tratados, retornam por meio dos, rios e solos.
O ar assim como a água também é poluído, pois os remédios são fabricados e resíduos são jogados no ar e também na água , além de que os resíduos presentes na água nem sempre são totalmente removidos pelas estações de tratamento de água ou esgoto.
A química nos acompanha 24 horas por dia. Ela está presente em todos os remédios que utilizamos.
Tudo que é feito em indústria farmacêutica é química. Na sua grande maioria
química orgânica.

Alimentos com corantes

A função dos corantes é "colorir" os alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais. Conservantes, acidulantes, corantes, estabilizantes toda comida (incluindo as bebidas) industrializadas tem química, quer no preparo, quer na conservação. Químicas como conservantes, estabilizantes e corantes polui o meio ambiente, pois todos os resíduos que são utilizados para a produção desses alimentos são jogados nos mares e também no ar.

Cosméticos, agora sem química

O setor de cosméticos é um dos que mais crescem no Brasil, e já mostra grande interesse das mulheres de todo o mundo.

A procura crescente por produtos naturais é grande, as pessoas estão vendo um mercado mais receptivo a produtos que tenham uma responsabilidade ambiental. Foram lançados então os chamados cosméticos orgânicos; que já haviam sido lançados com uma boa aceitação anteriormente em países europeus.

Produtos orgânicos são aqueles que são feitos sem nenhum tipo de química, são produtos reaproveitados, que são como, por exemplo, cosméticos. A expansão desse tipo de mercado prova que é possível crescer economicamente e mesmo assim contribuir para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Além de não causar danos ao meio-ambiente, os cosméticos orgânicos são mais suaves e evitam alergias, já que não usam nenhum tipo de química.

Química nas roupas polui o meio ambiente?

Os agentes químicos dos tecidos convencionais poluem o ar e a água e ainda deixam resíduos que podem causar irritação, quando a roupa entra em contato com a pele. Em nossas roupas, há muita química que polui muito o meio ambiente, pois soltam muitos restos químicos no ar.

E para confeccionar uma camiseta, utilizam-se, em média, muitas, mas muitas, qramas de agrotóxicos, e que a maioria dos resíduos produzidos são despejada em rios. O processo de fabricação de apenas uma calça jeans consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para viver durante um ano.

Para que sua camiseta de algodão seja realmente sustentável, ela deve ser feita com algodão orgânico, para produzi-lo é necessário evitar o seu contato com produtos químicos e sustâncias tóxicas.

Como em muitas outras atividades, a fabricação de produtos químicos agride o meio ambiente como a fabricação de cosméticos, alimentos, remédios, etc. Percebemos que é os vários produtos químicos que poluem os rios, lagos, o ar, o solo, etc. Porém sem eles não teríamos nada.

Mas também tem o seu lado bom, quase todos os tecidos são recicláveis, e a indústria que faz essa reciclagem é capaz de reaproveitar mais de 90% das roupas descartadas. Isso é feito sem gerar produtos prejudiciais ao meio ambiente.

Então concluímos que a química na indústria têxtil entra em praticamente todos os setores, desde a fiação, até no acabamento com a texturização, o tingimento, técnicas de lavagem, etc.

Material bélico- armas químicas

Guerra química é um tipo de guerra não aprovado, baseada no uso de propriedades tóxicas de substâncias químicas para fins de destruição em massa.

As armas químicas diferem de armas convencionais ou nucleares porque seus efeitos destrutivos não são decorrentes da força explosiva. A categoria de armas químicas pode incluir, além das armas químicas propriamente ditas, também aquelas que utilizam venenos de origem biológica. De todo modo, o uso ofensivo de organismos vivos é em geral considerado como guerra biológica, para efeito dos acordos internacionais sobre armamentos.

Armas químicas são baseadas na toxicidade de substâncias químicas, capazes de matar ou causar danos a pessoas e ao meio ambiente - tais como o gás mostarda, o cloro, o ácido cianídrico, o gás sarim, o agente laranja ou o Napalm. Têm sido utilizadas tanto para reprimir manifestações civis - como é o caso do gás lacrimogêneo - quanto em grandes conflitos.

Engenharia Química

A engenharia química é um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia , física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.
Engenheiros Químicos projetam, constroem e operam plantas industriais.Engenharia Química é a profissão que dedica-se à criação, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos processos e dos seus produtos. Neste processo inclui-se a análise econômica, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios.
Embora a engenharia química tenha sido concedida inicialmente na Inglaterra, seu desenvolvimento principal foi nos Estados Unidos, primeiramente pelo petróleo e indústrias químicas pesadas, e depois pela indústria petroquímica, com a produção de plásticos, borracha sintética e fibras sintéticas a partir do petróleo e do gás-natural.
No início do século passado, a engenharia química desenvolveu os processos físicos de separação tais como, absorção e extração, nos quais foram combinados os princípios de transferência de massa e transferência de calor com a finalidade de projetar equipamentos.
Os projetos de engenharia química são baseados em três leis fundamentais: conservação de massa, conservação de energia e conservação de quantidade de movimento. A Transferência de massa e a Transferência de calor entre os processos são determinados através da aplicação das leis fundamentais da Física.
Química dos alimentos

A química na alimentação O uso do sal, do açúcar e das especiarias, (cravo, canela e etc.) traduzem a preocupação do ser humano em acentuar o sabor, odor, cor ou consistência dos alimentos, mas só a partir do século 19, com o desenvolvimento da química que surgiram as substâncias destinadas a conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, sem prejudicar o valor nutritivo.

A produção industrial de alimentos faz uso de centenas de produtos químicos naturais e sintéticos. A produção total de morangos por exemplo é insuficiente para atender a metade da produção de alimentos com sabor de morango. Observando rótulos de alimentos comprados nos supermercados, se verifica que um único produto contém 6 ou mais produtos químicos

Trabalho:A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE

Introdução.
A QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE
A química está sempre presente em nosso meio. Podemos dizer que tudo a nossa volta é química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação. Vejamos alguns exemplos:

• Na limpeza da casa, usamos diversas substancias como detergentes, shampoo , creme dental, além de água, que passa por vários tratamentos químicos antes de chegar as nossas casas.
• A maioria das roupas que usamos apresenta fios artificiais (náilon, poliéster) misturados a fibras naturais (algodão, lã).
• Nossos alimentos naturais (frutas, verduras, etc.) precisam de fertilizantes e pesticidas para sua produção.
• A maioria dos meios de transportes tem como combustível a gasolina, o querosene, etc.; que são extraídos do petróleo, e este é o resultado de uma transformação natural que levou milhões de anos.
• A expectativa de vida do homem aumentou muito graças ao desenvolvimento da indústria farmacêutica (analgésicos, antibiótico, antiinflamatórios, etc.) e da medicina.
• São muitos os produtos industrializados cuja obtenção depende de transformações químicas: plásticos, vidros, tintas, cimento, papel, fotografia, etc.
• O próprio corpo humano é formado por inúmeras substancia em constante transformação, que possibilitam a movimentação, os sentidos (visão, audição, olfato, tato, gosto), a digestão, a respiração e nosso pensamento.
No trabalho constarão alguns tópicos aonde provará que a química esta totalmente presente no nosso dia a dia.
Vestuário.
• Jeans Délavé
O índigo blue não é apenas mais uma marca, mais sim uma substância química, e é ele que dá cor escura ao jeans.
O azul se torna desbotado, pois o permanganato de potássio o KMNO4, descora o índigo. Ele reage com o índigo e forma o dióxido de manganês, o Mno2. Essa é uma reação de oxirredução. O índigo descorou, mas esse óxido de manganês é um sólido castanho que fica impregnado na trama do tecido fazendo assim com que a calça fique manchada de castanho escuro. Então reage esse óxido de manganês com peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada. Nessa reação o peróxido de hidrogênio gasoso e sobra de íon manganês (Mn2+). E assim o jeans se torna desbotado.
• Os Corantes

Corantes são substancias coloridas, relativamente resistentes à luz e à lavagem e que podem fixar-se nas fibras dos tecidos serem tingidos, diversas maneiras.

Os corantes naturais com a alizarina e o índigo, já eram utilizados pelos egípcios, no tingimento dos tecidos.

O primeiro corante sintético foi obtido em 1771, porém a utilização e a preparação em escala industrial só aconteceram a partir do século XIX.

O mecanismo de fixação de um corante na fibra vária conforme a estrutura das fibras (protéica, sintética, etc.) e dos corantes. O tingimento dos tecidos, pela imersão da solução aquosa quente do corante, ocorre devido à natureza ácida ou básica do corante. Os substituintes polares como – SO3NA e – OH fixam a molécula de corante sobra à superfície de uma fibra também polar, como lã, algodão, ou náilon, por meio das pontes de hidrogênio.

O corante II, ácido, é utilizado no tingimento de lã, da seda, de náilon, de couro e de papel. O vermelho-jeans, empregado no tingimento de tecidos formados as misturas de algodão e lã, é um exemplo de corante básico.

A Influência da Química na Agricultura.

O mundo está cada vez mais rápido e o homem, por sua necessidade, acompanha a rapidez das máquinas em sua vida. Nesse processo, o homem é desvirtuado do processo produtivo particular d produção de comida, tornando-se ou um consumidor ou um produtor capitalista de gêneros alimentares. Então com a modernidade surgiram os fertilizantes, inseticidas entre outros agrotóxicos que ajudam a melhorar a produção e plantação dos alimentos. Mais o uso excessivo de muitos fertilizantes e outros agrotóxicos podem acabar prejudicando a plantação.

A Influência da Química na Culinária

Um corante alimentar é qualquer substância adicionada ao alimento com a finalidade de modificar sua cor. Pode ser usado tanto industrialmente quanto na culinária, como é o caso do colorau, produzido a partir da semente de urucum. Então os corantes na culinária são legais por que dá uma coloração diferente na comida (alimentos), mais, porém corante de mais pode fazer mal a saúde se consumido em excesso, assim como o sal que se consumido em excesso pode causar doenças como pressão alta e etc.
Química dos Alimentos.

A química está presente em nossa alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente. Foi pensando nisso que elaboramos uma seção especial que aborda a química presente em alimentos.

A Influência da Química na Medicina.

A aplicação química na descoberta de remédios, tratamentos ou no próprio aprimoramento dos conhecimentos estruturais do nosso organismo, confirma a importante ligação presente entre o estudo químico e as diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo, contribuindo para o profundo desenvolvimento profissional de cada atuante na medicina. Ela contribui bastante na produção dos remédios e vacinas que ajudam a população a melhorar a sua saúde.

A Influência da Química nos Cosméticos.

A Química é imprescindível para os cosméticos. Cosméticos podem ser definidos como toda substância ou conjunto de substâncias, que neste caso são chamadas de formulações cosméticas, capazes de atuar na manutenção e melhora da aparência humana, ou até mesmo na higiene pessoal.
O interesse pelos cosméticos vem desde a Grécia antiga, quando eram extraídos óleos fixos e essenciais de diversas plantas com finalidades cosméticas. Mas como tudo se desenvolve em conjunto com a tecnologia, a parti do século X, nos primórdios da química, começaram a surgir ás primeiras formulações visando criar cosméticos ais eficientes e variados, em principio a parti da combinação de diversos óleos vegetais como, por exemplo, amêndoas com outros óleos. Além do desenvolvimento de diversas técnicas de extração de essências para a criação de perfumes.

A Engenharia Química.

A engenharia química é um ramo de engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física e matemática para projetar, construir, e operar plantas químicas de matérias-primas em produtos finais através de processos químicos, biológicos ou físicos, chamados de Operações Unitárias.

A Influência da Química nos Matérias Bélicas.

Uma arma química utilizada um produto químico manufaturado para incapacitar, prejudicar ou matar pessoas. Estritamente falando, uma arma química depende dos efeitos fisiológicos de uma substancia química, por isso os agentes utilizados para produzir fumaça ou chamas, como herbicidas, ou para controle de tumultos, não são considerados armas químicas. Apesar de certas armas químicas podem ser usadas para matar um grande número de pessoas (ou seja, como armas de destruição em massa), outras armas são projetadas para ferir ou aterrorizar as pessoas. Além de ter efeitos potencialmente terríveis, as armas químicas são de grande preocupação porque são mais baratas mais fácies de fabricar e entregar do que as armas nucleares ou biológicas.

Conclusão:
A química proporcionou progresso, desenvolvimento e bem estar para nossas vidas.
Contudo sempre ouvimos comentários que depreciam essa ciência, relacionado-a desastres ecológicos (derramamento de petróleo nos mares), poluição (fumaça das chaminés) e envenenamento (agrotóxicos).
Esses fatos, infelizmente, encobrem as importantes conquistas do homem pelo conhecimento químico. Na verdade, o problema não está na Química, mas no seu uso-ela, em sim, não é boa nem má. Ainda são muitos aqueles que, movidos por interesses pessoais ou de grupos, utilizam-na para conquistar ou manter privilégios.
Mudar essa situação não é papel apenas do químico, mas de toda a sociedade, que deve ser critica e participativa, exigindo que o conhecimento promova uma qualidade de vida cada vez melhor e que permita uma coexistência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente.

Bibliografia
www.wikipedia.com.br
Fim...

terça-feira, 22 de março de 2011

TRABALHO:A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO MEIO AMBIENTE

Escola: E.E.B. Ivo D’Aquino
Professor: Michelle
Aluno: Dhara Leandra de Carvalho
Disciplina: Ciências
Série: 8º1













Trabalho de Ciências


















Gaspar, 11 de Março de 2011.



Índice



Introdução..............................................................................03
Desenvolvimento...................................................................04,05
Conclusão..............................................................................06



























Introdução




Este trabalho de pesquisa sobre a química tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos no assunto. Vamos esclarecer algumas duvidas sobre a química, como por exemplo, sobre a culinária, cosméticos e vestuários, e seus lados positivos e negativos.






















Texto


Cosméticos

Química - Analise de substancias químicas que atuem no corpo dos seres humanos corrigindo imperfeições, de forma que os mesmos se sintam satisfeitos com sua aparência.

• Lados positivos: Os cosméticos geralmente são usados para melhorar a aparência das pessoas fazendo corrigir manchas, acnes, e imperfeições que geralmente todas as mulheres e homens têm, aumentando assim a sua auto estima.

• Lados negativos: Já o lado negativo é que essa preocupação com a beleza causa geralmente um consumismo exacerbado. Com isso as pessoas acabaram se tornando dependentes destes produtos.

Vestuário

Química – Desenvolvimento de cores das mais variadas, e de produtos que dêem maciez para as peças, tornando-as umas diferentes das outras, e satisfazendo a vontade do consumidor.

• Lados positivos: O vestuário serve para mudar a aparência das pessoas. E com isso a cada década esta sendo confeccionado mais peças de varias cores e de vários tamanhos cada vez mais do gosto do consumidor.

• Lados negativos: O lado negativo é que para confeccionar uma roupa e para tingi-la usa-se muita água com produtos químicos prejudicando as pessoas que trabalham expostas a esses produtos, e ao meio ambiente com o despejo de água contaminada.
Agricultura

Química – Elaboração de agrotóxicos que auxiliem no controle de pragas nas lavouras e fabricação de fertilizantes para tornar o solo mais produtivo.

• Lados positivos: A agricultura é à base de toda a economia de um País, e do campo que vem a matéria prima para muitos produtos e até mesmo o produto final, empregando assim no campo milhares de pessoas.

• Lados negativos: Para produzir em pequena e grande escala, é necessário que se desmate muitos metros quadrados de terra, contribuindo para o desmatamento, além de que a utilização de agrotóxicos em grande quantidade, pode muitas vezes empobrecer o solo, e ainda causar danos na saúde do agricultor.


















Conclusão


Assim sendo, podemos perceber que a química esta em tudo aquilo que nos rodeia, e que da mesma forma que ela nos beneficia em inúmeras coisas, ela pode quando utilizada de forma errada nos prejudicar.

sábado, 12 de março de 2011


O Átomo

Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.

Os gregos antigos foram os primeiros a saber que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons.

Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contém a maior parte da massa do átomo.



O Interior do Átomo

No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária.

O Número de prótons no núcleo estabelece o número atômico do elemento químico e, o número de prótons somado ao número de nêutrons é o número de massa atômica. Os elétrons ficam fora do núcleo e tem pequena massa.

Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em 8 elétrons por camada.

Características das Partículas:

Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
Nêutrons: não tem carga elétrica mas tem massa unitária.
Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.


Estudo do Átomo

Em 1911 o físico neozelandês Ernest Rutherford fez sua "experiência da dispersão" para suas novas descobertas sobre a estrutura do átomo e dela surgiu a base para o modelo de átomo que estudamos até os dias de hoje.

Rutherford bombardeou uma fina camada de ouro com partículas alfa (partículas atômicas emitidas por alguns átomos radioativos), sendo que a maioria atravessou a lâmina, outras mudaram ligeiramente de direção e algumas rebateram para trás. Ele concluiu que isso acontecia porque em cada átomo de ouro há um denso núcleo que bloqueia a passagem de algumas partículas.

DIVISÃO CELULAR




A Divisão Celular

Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou seja, dos caracteres que são transmitidos de pais para filhos. Os tipos de cromossomos, assim como o número deles, variam de uma espécie para a outra. As células do corpo de um chimpanzé, por exemplo, possuem 48 cromossomos, as do corpo humano, 46 cromossomos, as do cão, 78 cromossomos e as do feijão 22.
Os cromossomos são formados basicamente por dois tipos de substâncias químicas: proteínas e ácidos nucléicos. O ácido nucléico encontrado nos cromossomos é o ácido desoxirribonucléico – o DNA. O DNA é a substância química que forma o gene. Cada gene possui um código específico, uma espécie de “instrução” química que pode controlar determinada característica do indivíduo, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a altura, etc.

Cada cromossomo abriga inúmeros genes, dispostos em ordem linear ao longo de filamentos. Atualmente, estima-se que em cada célula humana existam de 20 mil a 25 mil genes. Os cromossomos diferem entre si quanto à forma, ao tamanho e ao número de genes que contêm.

Células haplóides e diplóides

Para que as células exerçam a sua função no corpo dos animais, elas devem conter todos os cromossomos, isto é dois cromossomos de cada tipo: são as células diplóides. Com exceção das células de reprodução (gametas), todas as demais células do nosso corpo são diplóides. Porém, algumas células possuem em seu núcleo apenas um cromossomo de cada tipo. São as células haplóides. Os gametas humanos – espermatozóides e óvulos – são haplóides. Portanto os gametas são células que não exercem nenhuma função até encontrarem o gameta do outro sexo e completarem a sua carga genética.

Nos seres humanos, tanto o espermatozóide como o óvulo possuem 23 tipos diferentes de cromossomos, isto é, apenas um cromossomo para cada tipo. Diz-se então que nos gametas humanos n= 23 (n é o número de cromossomos diferentes). As demais células humanas possuem dois cromossomos de cada tipo. Essas células possuem 46 cromossomos (23 pares) no núcleo e são representadas por 2n = 46.

Nas células diplóides do nosso corpo, os cromossomos podem, então, ser agrupados dois a dois. Os dois cromossomos de cada par são do mesmo tipo, por possuírem a mesma forma, o mesmo tamanho e o mesmo número de genes. Em cada par, um é de origem materna e outro, de origem paterna.

Tipos de divisão celular

As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula.

Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.

Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo. Formam-se dois novos núcleos cada um com 46 cromossomos. A célula então divide o seu citoplasma em dois com cada parte contendo um núcleo com 46 cromossomos no núcleo. Esse tipo de divisão celular, em que uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe, é chamado de mitose.

Portanto, a mitose garante que cada uma das células-filhas receba um conjunto complementar de informações genéticas. A mitose permite o crescimento do indivíduo, a substituição de células que morrem por outras novas e a regeneração de partes lesadas do organismo.

Mas como se formam os espermatozóides e os óvulos, que têm somente 23 cromossomos no núcleo, diferentemente das demais células do nosso corpo?



Na formação de espermatozóides e de óvulos ocorre outro tipo de divisão celular: a meiose.

Nesse caso, os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diplóide), que vai se dividir e formar gametas (células-filhas, haplóides). Mas, em vez de o núcleo se dividir uma só vez, possibilitando a formação de duas novas células-filhas, na meiose o núcleo se divide duas vezes. Na primeira divisão, originam-se dois novos núcleos; na segunda, cada um dos dois novos núcleos se divide, formando-se no total quatro novos núcleos. O processo resulta em quatro células-filhas, cada uma com 23 cromossomos.

Resumo de divisão celular

Células haplóides e diplóides

células haplóides são células com 23 cromossomos, ou seja células "n", um exemplo são as células sexuais, espermatozóide, óvulo..

células diplóides tem 46 cromossomos, são as células "2n", pois contem a informação genética duplicada, ex: células somáticas.

A divisão das células

A divisão das células é um processo importantíssimo, relacionado com o crescimento do organismo, reparo de lesões e manutenção da estrutura do indivíduo, além de ser fundamental na reprodução e perpetuação da espécie. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose. A mitose é uma etapa do ciclo celular. Já a meiose, nos animais, é responsável pela produção de gametas.
MEIOSE

A meiose é o processo de divisão celular que ocorre nos órgãos reprodutores masculinos e femininos de plantas e de animais, e que leva a formação de esporos e gametas.

A meiose é de muita importância para a evolução, pois é durante este processo que ocorre a recombinação genética, ou seja, ocorre troca de partes dos cromossomos, aumentando assim a variabilidade genética dos gametas formados.
MITOSE

A mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas (células não sexuais) onde são produzidas inúmeras células a partir de uma só célula genitora.

Este tipo de divisão, entretanto, pode ocorrer também em células germinativas (aquelas que levam a formação dos gametas).

Meus lindos do Ivo D Aquino!!!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Célula vegetal




Célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e Componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

Célula




A Célula

É a unidade fundamental dos seres vivos,ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas. Dentro do mesmo indivíduo as células de diferentes tecidos são diferentes, não existindo célula típica. Algumas diferenças entre células animais e vegetais são ressaltadas no aplicativo GBOL.

As estruturas subcelulares (organelas) são comuns a muitos tipos de células. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula.Na célula animal eucariotica existem três componentes básicos: menbrana, citoplasma e núcleo. A existencia de um núcleo bem diferenciado é a principal característica da célula eucariótica. As seguintes organelas estão presentes nos organismos superiores:

No Citoplasma :

Delimitado externamente pela menbrana plasmática e internamente pela carioteca é o contituinte celular mais volumoso dividindo-se em hialoplasma e morfoplasma

Hialoplasma: Também chamado de citoplasmafundamental ou matriz citoplasmática, é transparente, homogêneo e sem esrtutura; nele estão mergulhados os componentes celulares.

Morfoplasma: O morfoplasma engloba todos os elementos figurados do citoplasma, ou seja, os organóides celulares, dentre os quais se destacam: Núcleo, Retículo Endoplasmático liso e rugoso, Ribossomos, Mitocôndrias, Lisossomos, Complexo de Golgi e Centríolo.

1. Ribossomos : São pequenos granulos que são vistos livres mergulhados no citoplasma podendo também estarem agregados as menbranas do retículo endoplasmático formando o R.E.Rugoso. Local de uma das mais importantes funções celulares a síntese de cadeias polipeptídicas e Proteínas.
2. Retículo Endoplasmático : O hialoplasma é percorrido por uma série de vesículas e canais que se intercomunicam formando o retículo endoplasmático Trata-se de uma estrutura que auxilia a distribuição e armazenameto de substâncias e onde ocorrem reações bioquímicas. Existem dois tipos de Retículo endoplasmático. O RE granular é responsável pelo transporte de material dentro da célula e participa da síntese de proteínas. O RE liso também tem por função permitir o transporte de substâncias, síntese de esteróides, inativação de certos hormônios, inativação de substâncias nocivas.
3. Complexo de Golgi: É constituído por uma pilha de vesículas circulares e achatadas, servindo principalmente para o acúmulo de secreções para serem liberadas no momento certo pela menbrana citoplasmática e síntese de açúcares.
4. Lisossomos : São pequenas bolsas formadas pelo complexo de golgi, basicamente uma menbrana que envolve enzimas. Estas enzimas digestivas intracelulares ajudam na eliminação de bactérias e corpos estranhos. Se rompido(isto não acontece devido a um revestimento glicoprotéico na sua face interna, podem causar a destruição da célula (autólise).
5. Mitocôndrias : Corpúsculos esféricos ou alongados, possue uma matriz limitada por duas menbranas. Uma externa ou lisa e outra interna com expansões chamadas cristas. Nela ocorrem a respiração celular (ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons, dentre outros).
6. Centríolos - Pequeno cilíndro situado próximo ao núcleo. Cada célula (exetuando os vegetais superiores onde estão ausentes) possue dois centríolos, perpendiculares entre si. Além de desempenharem papel importante no processo de divisão celular formando os pólos, são responsáveis pela formação de cílios e flagelos.
7. Plastos - ausentes em animais. Estruturas para armazenamento de amido, pigmentos e outros produtos celulares. É no cloroplasto que ocorre a fotossíntese.
8. Vacúolos - ausentes em animais. Participação no controle osmótico da célula e armazenamento de substâncias, excesso de água, pigmentos solúveis e diversos produtos a serem eliminados.
9. Peroxissomos : Degradação de água oxigenada e do álcool.
10. Glioxissomos - ausentes em animais. Contém enzimas para conversão de lipídios em açúcares, utéis no metabolismo celular.

No Núcleo:

O núcleo controla todas as atividades celulares: representa assim o centro de coordenação celular. É no DNA do núcleo que estão localizados a maioria dos genes, depositários da informação genética que são responsáveis pela atividade celular. Tais informações são transmitidas ao citoplasma atravês do RNA-mensageiro, que é sintetizado por uma ´serie de enzimas tendo como molde o DNA (cromatina), onde irá regular atravês dos ribossomos toda a síntese de proteínas específicas(estruturais e enzimáticas), responsáveis pela arquitetura e fisiologia celulares.

A maioria das células é uninucleada(apenas um núcleo), mas existem células binucleadas (dois núcleos), como as hepáticas e cartilaginosas, e plurinucleadas (mais de dois núcleos), como as musculares estriadas.

1. Envoltório Nuclear ou Carioteca: A membrana nuclear constitue um envoltório que engloba o suco nuclear, e onde estão imersos a cromatina e o nucléolo. Esta menbrana é uma diferenciação local do retículo endoplasmático e se caracteriza pela alta quantidade de poros. Atravês dos poros são realizadas trocas entre o núcleo e o citoplasma. A quantidade de poros varia de acordo com o estágio funcional da célula. Observada ao microscópio eletrónico, a manbrana apresenta-se constituída de duas lãminas: a interna, que envolve o nucleoplasma e a externa que vive em contato com o hialoplasma e possui ribossomos. Entre as duas menbranas situa-se uma cavidade chamado espaço perinuclear. Quimicamente a carioteca possui a mesma composição do plasmalema e ´retículo endoplasmático que é basicamente proteínas e fosfolipídeos.

2. Cromossomos : entidades portadoras da informação genética.

3. Nucléolo : Síntese de RNA-ribossômico, principal constituinte dos ribossomos.
4. Nucleoplasma:Líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina e são acumulados produtos resultante da atividade nuclear, como RNA e Proteínas.

Mudanças de estados físicos da matéria




Para efeitos de nosso estudo os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. Mudando-se a temperatura e/ou pressão podemos fazer com que os corpos passem de um estado para outro. Em nosso estudo, no momento, estudaremos apenas as passagens que se dão sem se modificar a pressão, ou seja, estudaremos as mudanças de estado ocasionadas pelas mudanças na temperatura.

FUSÃO: é a passagem do estado sólido para o estado líquido. Isto se verifica quando o corpo sólido recebe calor, o que provoca uma elevação na sua temperatura até o ponto em que a agitação das átomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentação maior, caracterizando o líquido.

Durante a fusão a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato.

Supondo que o gelo esteja à –8oC, ele irá receber calor do ambiente até chegar à temperatura de 0oC, nesse ponto irá começar a passar do estado sólido para o líquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da água que foi aparecendo, estará em 0oC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da água começará a subir, até atingir o equilíbrio térmico com o meio ambiente.

TEMPERATURA DE FUSÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o líquido.

SOLIDIFICAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o sólido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo líquido, o que provoca uma diminuição na sua temperatura até o ponto em que a agitação dos átomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.

TEMPERATURA DE SOLIDIFICAÇÃO: É a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o sólido.

Durante a solidificação a temperatura permanece constante.

VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAÇÃO E EBULIÇÃO.

EVAPORAÇÃO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se dá de maneira lenta. Um exemplo são as roupas que se coloca a secar nos varais.

Este processo se dá através de algumas das moléculas do líquido, que estão em movimento, as quais conseguem escapar da superfície do líquido.

A velocidade de evaporação depende de três fatores:

1-quanto maior for a temperatura do líquido maior será a energia das moléculas que se encontram próximas a superfície, portanto maior velocidade de evaporação. Ex: a água à 80 graus evapora mais rápido do que à 20 graus.

2-quanto maior for a superfície do liquido em contato com o ar maior será a velocidade de evaporação. Ex.: um líquido num prato evapora mais rápido do que se estivesse em uma garrafa.

3-quanto maior a umidade próxima a superfície do líquido, menor a velocidade de evaporação porque as moléculas que iriam se desprender da superfície encontrarão já o espaço ocupado por outras moléculas. Ex: em dias úmidos as roupas custam mais a secar.

EBULIÇÃO: ocorre à uma determinada temperatura, característica de cada líquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIÇÃO.

Cada substância possui uma determinada temperatura de ebulição e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a água entra em ebulição à 100oC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo.

CONDENSAÇÃO: É a passagem do estado gasoso para o líquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substância que está em ebulição.

SUBLIMAÇÃO: É a passagem do estado sólido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Ex: naftalina, CO2 sólido, cânfora.

CRISTALIZAÇÃO: É a passagem do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. Ex: se aquecermos iôdo cristalino o mesmo irá evaporar. Colocando-se uma superfície fria logo acima da evaporação notaremos que o mesmo se liga a superfície na forma de pequenos cristais.

DETALHE IMPORTANTE: a água tem um comportamento diferente quando é aquecida de 0 a 4oC pois seu volume diminui nessa faixa de temperatura. Após os 4oC volta a Ter o comportamento como as demais substâncias, ou seja, o volume aumenta. Isto explica o aparecimento dos Icebergs apenas com uma pequena parte de seu volume na superfície e também esta é a causa do congelamento apenas na superfície dos lagos, uma vez que, quando a água começa a perder temperatura, antes de congelar, tem seu volume diminuido, consequentemente tornando-se mais densa. Como é mais densa a camada superior desloca-se para baixo até que a temperatura diminui de 0oC onde não há mais diminuição do volume, congelando então apenas a parte superior. Isto mantém as espécies marinhas vivas.

Propriedades gerais da matéria



A matéria tem 8 propriedades gerais, isto é, 8 características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

- inércia:
A matéria conserva seu estado de repouso ou de movimento, a menos que uma força aja sobre ela. No jogo de sinuca, por exemplo, a bola só entra em movimento quando impulsionada pelo jogador, e demora algum tempo até parar de novo.

- massa:
É uma propriedade relacionada com a quantidade de matéria e é medida geralmente em quilogramas. A massa é a medida da inércia. Quanto maior a massa de um corpo, maior a sua inércia. Massa e peso são duas coisas diferentes. A massa de um corpo pode ser medida em uma balança. O peso é uma força medida pelos dinamômetros.

- extensão:
Toda matéria ocupa um lugar no espaço. Todo corpo tem extensão. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.

- impenetrabilidade:
Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo. Comprove a impenetrabilidade da matéria: ponha água em um copo e marque o nível da água com esparadrapo. Em seguida, adicione 3 colheres de sal. Resultado: o nível da água subiu. Isto significa que duas porções de matéria (água e sal), não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (interior do copo) ao mesmo tempo.

- compressibilidade:
Quando a matéria está sofrendo a ação de uma força, seu volume diminui. Veja o caso do ar dentro da seringa: ele se comprime.

- elasticidade:
A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão. No exemplo anterior, basta soltar o êmbolo da seringa que o ar volta ao volume e à forma iniciais.

- divisibilidade:
A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz !?

- descontinuidade:
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.



PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA

- organolépticas:
a)cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;

b)brilho: a capacidade de uma substância de refletir kluz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;

c)sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;

d)odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;


- físicas:
Entre as propriedades físicas encontram-se o ponto de fusão, o ponto de ebulição e o calor específico, mas vamos estudar outras duas propriedades:

a)densidade: é o resultado da divisão entre a quantidade de matéria 'massa) e o seu volume. A densidade absoluta de um corpo é igual a m/v. Se a massa é medida em gramas e o volume em cm cúbicos, a densidade é obtida em gramas por cm cúbicos. Ex: Qual a densidade de um corpo que tenha massa de 200 g e está ocupando um volume de 2000 cm cúbicos ? É de 0.1 g/cm cúbico.

b)dureza: é a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, usamos uma escala de 1 a 10. O valor um corresponde ao mineral menos duro que se conhece, o talco. O valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro que se conhece.